Diplomatura em
Clínica Psicanalítica Vincular com Famílias

UMA PARCERIA ENTRE O IUSAM E A EPPM
NOVA OPORTUNIDADE DE INGRESSO!

De 15 de Março de 2022 a Julho de 2023 (aulas quinzenais)

Sobre a DIPLOMATURA

Reconhecendo a necessidade e carência no Brasil de um espaço que possibilite a formação de psicólogos, médicos e demais profissionais vinculados à saúde mental na área da clínica psicanalítica da família, desenvolvemos este curso que visa oferecer recursos teórico-técnicos. e aplicação desse conhecimento na prática clínica. Para tanto, contamos com um programa composto por temas da atualidade, professores de reconhecida excelência em suas respectivas áreas, e uma bibliografia contemporânea cuja contribuição é fundamental para a compreensão das famílias e de suas transformações na pós-modernidade.
Uma diplomatura é uma proposta acadêmica realizada por uma universidade oficial, no nosso caso o I.U.S.A.M.(Instituto Universitario de Salud Mental.) Oferece uma formação de média duração especializada em algum aspecto particular da vida profissional de quem a cursa. Este título não habilita para exercer uma atividade que não seja permitida pela carreira de graduação. A diplomatura haverá de oferecer conhecimentos úteis e aportes para o exercício profissional.

Ao finalizar a diplomatura, aqueles que a cursarem, receberão uma certificação de IUSAM de APdeBA ( Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires)

Sobre o IUSAM

O IUSAM (Instituto Universitário de Saúde Mental), criado pela Associação Psicanalítica de Buenos Aires destina-se ao ensino, formação de profissionais e investigação nas disciplinas que estudam a Saúde Mental, e a prestação de serviços à comunidade nesta área do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar. É a única universidade da america latina que se dedica somente a saúde mental, e que está localizada dentro de sociedade psicanalítica filiada à "IPA" (International Psychoanalytical Association). Todos seus professores são psicanalistas.

Tem por finalidade a geração e a comunicação de conhecimento ao mais alto nível, num clima de liberdade, justiça e solidariedade, tendo como objetivos primordiais o ensino, a investigação e a prestação de serviços, oferecendo uma formação humana e cultural interdisciplinar dirigida ao integração de saberes e formação científica e profissional, contribuindo para promover o desenvolvimento de conhecimentos para a compreensão, estudo, prevenção e assistência no domínio da saúde mental.

DETALHES DA DIPLOMATURA

Clique nas abas abaixo para saber mais
  • Capacitar profissionais para intervenção em situações-problema familiares, oferecendo conhecimento das mais recentes contribuições produzidas pela psicanálise.
  • Capacitar profissionais, por meio do ensino e supervisão, para a prática clínica da psicanálise vincular com famílias.
  • Promover o enriquecimento na construção de suas identidades profissionais, disponibilizando recursos a partir desta nova perspectiva psicanalítica.
  • Orientar os alunos na adoção de posturas éticas, reflexivas e criativas em suas práticas clínicas que lhes permitam contribuir para a compreensão e transformação dos problemas familiares de seus pacientes. Incentivar a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, incluindo contatos e intercâmbios inter-regionais e internacionais, levando em consideração a diversidade da dinâmica familiar de acordo com os diferentes contextos culturais.

Psicólogos, médicos, enfermeiras, psicopedagogos, assistentes sociais e outros profissionais ligados à área da saúde mental.

 

Documentação necessária

Cópia autenticada do diploma de graduação universitária

Cópia do documento de identidade

Cópia do CPF (CUIT-CUIL)

As aulas que serão organizadas com base em exemplos clínicos, serão ditadas por videoconferência, principalmente de Buenos Aires. Eles serão traduzidos simultaneamente para o português. A duração de cada aula será de três horas com intervalo de 15 minutos. 

 

Os alunos podem se inscrever de duas formas: pessoalmente (na sede da EPPM) ou remotamente.

 

Modalidade de avaliação e requisitos de aprovação
Os alunos serão aprovados com 75% de assiduidade. Devem apresentar 2 trabalhos monográficos: um no final do 1.º ano e outro no final do 2.º ano. Consistirão na articulação teórico-clínica dos conceitos trabalhados ao longo do curso, com extensão mínima de 10 folhas e máxima de 20. Os referidos trabalhos deverão ser apresentados até trinta (30) dias após o término de cada ano letivo. Em caso de reprovação nos trabalhos finais, será necessária a realização de um colóquio oral integrativo, com a apresentação de um (1) tema em três (3), proposto pela direção do programa.

 

Materiais de apoio didático
Seleção de filmes, vídeos, vinhetas clínicas publicadas e autorizadas em livros, conferências e seminários. Entrevistas jornalísticas, apresentações de autores gravadas em power points, etc.

 

Atividades teóricas e práticas
Cada aula será dividida em duas partes: uma teórica e uma aplicação dos conceitos apresentados, em material clínico, peça, filme, romance, etc; contribuição do professor ou dos alunos.

Início 15/03/2021
(aulas quinzenais)

Às terças-feiras das 18:30 às 21:30

 
 
PRIMEIRO SEMESTRE
 (OCORREU ENTRE JULHO E DEZEMBRO DE 2021
NOVOS INGRESSANTES TERÃO ACESSO ÀS AULAS GRAVADAS)
TOTAL DE 09 AULAS - 27 HORAS
 
Professora: Dra. Paulina Zukerman
Noção de vínculo; o objeto e o outro, representação, identificação, imposição.
 
Professora: Dra. Paulina Zukerman
Família, parentesco, aliança, convivência e assimetria.
 
Professora: Me. Juana Ester Kogan
Efeito de presença
 
Professora: Dra. Maria Laura Mendez
Perspectiva antropológica da família.
 
Professora Lic.Mariana Cantarelli
Uma visão histórica e subjetiva sobre a família.
 
Professor: Dr. Rodolfo Moguillansky e Dra. Sílvia Nussbaum
Parentalidades e afiliações.
 
Professor: Mg. Roberta Goristchnik
Homoparentalidades.

SEGUNDO SEMESTRE
TOTAL DE 09 AULAS - 27 HORAS
 
Professora: Dra. Paulina Zukerman
Estipulações inconscientes.
 
Professora: Dra. Paulina Zukerman
Produções familiares: espaço, tempo, nomes e mitos.
 
Professora: María Cristina Rojas
Enquadramento, dispositivos, intervenções.
 
Professora: María Cristina Rojas
Escuta e corrente associativa familiar.
 
Professora: María Cristina Rojas
O sonhar e o brincar na sessão.
 
Professora: Me. Silvia Adriana Resnizky
Vínculo fraterno.
 
Professora: Susana Sara Kuras Mauer
Gêmeos.
 
Professor: Dr. Julio Moreno
Inconsciente ou inconscientes?
 
SEGUNDO ANO
TOTAL DE 18 AULAS - 54 HORAS
 
Professora: Dra. Paulina Zukerman
Consulta, crise, conflitos. Primeiras entrevistas.
 
Professora Lic. María Cristina Rojas
Famílias com crianças e adolescentes.
 
Professora: Dra. Marta Martínez Román Palópoli
Famílias com adolescentes –  marcas, cutting, autolesões e outros e os corpos adolescentes.
 
Professora Lic.Silvia Estela Kutnowski de Gomel
Propostas psicopatológicas na psicanálise de famílias.
 
Professor: Dr. Rodolfo Moguillansky
Propostas psicopatológicas na psicanálise de famílias.
 
Professor: A ser definido
Violência e transbordamentos nas famílias.
 
Professor: Mabel Casakin
Familias e transtornos alimentares.
 
Professor: Me. Claudia Marcela Roel
Famílias e diversidade sexual.
 
Professora Lic. Gloria Barros Mendilaharzu
Adoções.
 
Professora Lic. Gloria Barros Mendilaharzu
Novas técnicas de fertilização.
 
Professora Lic. Silvia Luchessi de Olaso
Famílias e terceira idade.
 
Professor Lic. Daniel Waisbrott
O filho do casal. Vicissitudes da passagem do casal para a família.
 
Professora: Dra. Ana Rosa Chait Trachtenberg
Transmissão Transgeracional.
 
Professora: Me Silvia G. Bignone
Famílias Judicializadas
 
Professora: Me. Juana Ester Kogan
SURPRESA 
 
Dra. Paulina Zukerman
Psicanalista didata da Associação Psicanalítica de Buenos Aires (IPA); Doutora em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires; especialista em crianças e adolescentes (IPA); especialista em psicanálise de grupo pela Associação Argentina de Psicologia e Psicanálise de Grupo (AAPPG); Especialista em Clínica da Família (APPG); professora de Clínica com famílias no mestrado do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUSAM) da Asociación Psicoanalitica de Buenos Aires (IPA); Coordenadora do Mestrado de Psicanalise com Familias e Casais,autora de artigos científicos. 
 
Mg. Juana Ester Kogan
Graduada em Psicologia Clínica pela Universidade Nacional de Buenos Aires; ex-residente do Hospital de Niños de Buenos Aires (Ricardo Gutierrez) - no serviço de psicopatologia, setor pré e pós-cirúrgico; especialista em psicologia clínica; ex-membro do Grupo de Estudos Bionianos de Maringá (Brasil); fundadora e ex-professora do Centro de Estudos de Psicanálise e Análise Institucional (CEPAI); mestre em psicanálise de família e casal pelo Instituto Universitário de Saúde Mental (IUSAM); professora visitante do programa de mestrado de família e casais do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUSAM); autora de artigos científicos, fundadora e diretor geral da Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM, Brasil).

Dra. Maria Laura Mendez
Graduada em Antropologia pela UBA. Dra. em Educação UNER. Professora e pesquisadora da Fac. de Psicologia da UBA de 1984 a 2007. Professor e pesquisador da Fac. De Cs. de Educação da UNER de 1989 a 2013. Reitor da Fac. de Ciencias da Educação da UNER de 2002 a 2010. Pesquisadora nas temáticas Anomia e Incesto e Filosofia Política.
Diretora do Doutorado em Educação da UNER. Assessora do Ministério da Educação da Província de Santa Fé de 2013 a 2019. Atualmente é professora de pós-graduação no Instituto Universitário do Hospital Italiano e na IUSAM e no Doutorado em Sentidos, Teorias e Práticas da UNL.
Professora associada na carreira de psicologia do ISALUD. Ministra atualmente vários cursos em AAPPG, Associação de Casal e Família e AEAPG. Publicações sobre os temas investigados e processos de subjetivação da tese de doutorado.

Lic. Mariana Cantarelli
Professora de história; especialista em História da Subjetividade (Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires); professora da Universidade de Buenos Aires, do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUSAM) e do Instituto Universitário do Hospital Italiano de Buenos Aires; realiza investigações das transformações nas subjetividades contemporâneas, com especial ênfase nas instituições familiares e estatais; Além de artigos e capítulos de livros, publicou em colaboração os seguintes livros: Habitando o Estado - pensamento estatal em tempos não-estatais (com Sebastián Abad); Do fragmento à situação - notas sobre a subjetividade contemporânea (com Ignacio Lewkowicz e outros); e Pausa - notas ad hoc (com Eduardo Ballester e Ignacio Lewkowicz).

Dr. Rodolfo Moguillansky
MN 33510, Especialista em Psiquiatria. Psicanalista Didacta da APdeBA (IPA), Mestre em Casal e Família, Professor da Especialização em Psicanálise, Mestre em Psicopatologia, Professor do Mestrado em Casal e Família da IUSAM. Professor do Departamento de Graduação da Faculdade de Medicina da UBA e do Departamento de Graduação da Faculdade de Psicologia da UNC (Córdoba).
Professor visitante em Universidades da América Latina e Europa. Reitor do Instituto Universitário de Saúde Mental. Membro da APdeBA. Membro titular da International Psychoanalytical Association. Membros da Federação Europeia de Psicoterapia. Autor e coautor de mais de vinte livros em espanhol, português, italiano e inglês. O livro mais recente é The Couple and Love, 2018, EAE. Madrid
Prêmios. Liberman 1999, concedido pela APdeBA. Bleger, 2000, concedido pela APA. Storni, 2002 concedido pela APA. FEAP, 2009, atribuído pela Federação Espanhola de Associações de Psicoterapia. Sigourney, 2019, concedido pelo Sigourney Award Trust, IPA.

Dra. Sílvia Nussbaum
Médica - Faculdade de Medicina da UBA. Especialista em Psiquiatria (título concedido pelo Ministério da Saúde), fez a sua formação em Psicopatologia como residente e médica na Policlínica de Lanús "Gregorio Araz Alfaro", Chefe de Serviço: Dr. Mauricio Goldenberg.
Psicanalista. Concluiu sua formação psicanalítica na Associação Psicanalítica de Buenos Aires (APdeBA).
Especialista em psicanálise de crianças e adolescentes (título concedido pela IPA, International Psychoanalytical Association).
Registro profissional: MN 35575 (emitido pelo Ministério da Saúde da Argentina)
Magister em Casal e Família.
Membro titular com função didática da APdeBA
Membro Plenário da Federação de Entidades Psicanalíticas da América Latina (FEPAL).
Membro titular da IPA (International Psichoanalytical Association);
Membro honorário da AAPIPNA (Zaragoza);
Membro da FEAP (Federação Espanhola de Psicoterapia);
Participação na organização de Congressos, apresentações em Simpósios e Conferências.
Autora de livros e artigos científicos.

Mg. Roberta Goristchnik
Psicanalista-Especialista em vínculos pela Universidade de Psicologia de Mar del Plata, Instituto de Pós-Graduação de configurações vinculares da AAPPG, Diploma Superior em Vínculos da Universidade de Ciências Sociais / AAPPG. Mestre em Psicanálise de Casal e Família IUSAM APdeBA, Mestre em Saúde Familiar e Comunitária pela Universidade Nacional de Entre Ríos. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação (UNER-UADER-IUSAM-AAPPG). Membro de equipes de Pesquisa Nacionais e Internacionais. Palestrante em inúmeros congressos, conferências, seminários e workshops sobre temas relacionados à saúde e educação. Diretora do IPPL - Instituto de Psicologia e Psicanálise do Litoral - Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Família e Casal. 
 
Maria Cristina Rojas
Psicóloga. Membro titular da Associação Argentina de Psicologia e Psicoterapia de Grupo(AAPPG). Professora de pós-graduação da Diplomatura em Vínculos da Universidade de Ciencias Sociais e Empresariais. (Convênio AAPPG / UCES) e Diploma AASM Casal e Família (Convênio AASM-I Saúde) Professora convidada em Universidades e outras instituições científicas da Argentina e de outros países da América Latina.
Atua na área de Família e Psicanálise da Infância e Adolescência. Ela tem se dedicado a esses tópicos em numerosas publicações.
Autora de inúmeros artigos científicos.

Mg. Silvia Adriana Resnizky
Especialista em Infância e Adolescência pela International Psychoanalytic Association, 2010;
Membro titular em função didática da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, 2005;
Membro Titular da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, 2000;
Graduada pela Escola Argentina de Psicoterapia para Graduados, 1977;
Co-Diretora do Programa de Mestrado de Família e Casal junto com Dr. Julio Moreno. 2013 a 2017; Mestre em Família e Casal pelo IUSAM;
Autora de diversos livros, artigos e trabalhos científicos.

Susana Sara Kuras Mauer
Especialista em Infância e Adolescência pela International Psychoanalytical Association, novembro de 2002.
Licenciada em Psicologia. Universidade de Buenos Aires, 1974. Registro 5033.
Título de Mestre em Família e Casais concedido pelo Instituto Universitário de Saúde Mental. Buenos Aires 2019. Autora de numerosos livros e artigos em diversos países.
Supervisora do Departamento de Infância e Adolescência da ApdeBA, . Professora da Universidad del Salvador.
Docente do Instituto Universitário de Saúde Mental da APdeBA - IUSAM -, desde 2007 até à data, do Mestrado de Casais e Família na matéria: “Vínculo parental-filial I” como professor adjunto do Dr. Julio Moreno.

Dr. Julio Moreno
Doutor em Medicina pela Universidade de Buenos Aires. Iniciou sua carreira como pesquisador científico na área de neurociências sob a direção de H. Gerschenfeld, M. Cereijido (Universidade de Buenos Aires) e J. Diamond (Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos). Psiquiatra e psicanalista didata da Associação Psicanalítica de Buenos Aires (IPA) e da Associação Argentina de Psicologia de Grupo e Psicoterapia (AAPPG); Diretor do Mestrado em Psicanálise de Família e Casais do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUSAM); autor de diversos livros científicos.

Lic. Silvia G. Bignone
Graduada em Psicologia (UBA). Mediadora (Ministério da Justiça da Nação). Graduada no Curso de Especialização em Psicologia Forense (Associação dos Psicólogos de Bs. As.-UCES). Mestre em Família e Casal pelo IUSAM (Instituto Universitário de Saúde Mental).
Funcionária do Gabinete de Violência Doméstica do Supremo Tribunal de Justiça da Nação (até à data). Membro da Comissão Organizadora de Jornadas de Formação Profissional e do Congresso Anual de Psicologia Forense da Associação de Psicólogos Forenses da República Argentina. Docente da Disciplina “Conflito familiar na instância judicial. Abordagem Psicanalítica e Jurídica ”no Mestrado em Família e Casais da IUSAM. Docente da Diplomatura "Estratégias e Intervenções em Violência Familiar. Diagnóstico, Prevenção e Tratamento. Área Jurídica-Área Clínica". Universidade Aberta Interamericana. Palestrante em Congressos e Conferências Científicas.

Dra. Marta Martínez Román Palópoli
Psicanalista - Associação Psicanalítica de Buenos Aires (APdeBA).
Psicodramatista - Instituto ZERKA MORENO Diretora: Mónica Zuretti, diploma concedido pela Dra. Zerka Moreno. Terapeuta de grupo - Associação Argentina de Psicologia de Grupo e Psicoterapia - (AAPPG). Especialista em Rorschach - Associação Argentina de Rorschach.
Graduada em Psicologia - Universidade Nacional de Buenos Aires, (UBA).
Mestre em Sociologia da Cultura e Análise Cultural pela Universidade Nacional de San Martín.
Autora de diversos livros e artigos científicos.

Mg. Claudia Marcela Roel
Bacharel com Orientação Docente - Instituto Santa Ana, Graduação em Psicologia - Universidade Católica Argentina, Pós-graduação - Escola Argentina de Psicoterapia para Graduados, Instituto de Configurações Vinculares (IPCV) - AAPPG.
Membro da AAPPG desde 2004. Membro da Equipe Família e Casal com orientação psicanalítica, CSM nº 1 Dr. Hugo Rosarios desde 1999. Coordenador da equipe desde 1999 Março de 2002. Membro do Centro de Assistência AAPPG de 2006 a 2011.
Docente de Psicologia da UBA de 2013 a 2016. Docente Colaborador da cadeira “Casal e Família” do Curso de Formação em Psicanálise das Configurações Vinculares, IPCV: AAPPG. 2012-14.
Docente Colaborador da cátedra "Vulnerabilidade Social: Intervenções de uma Clínica da Complexidade" Programa de Atualização em Psicanálise Vincular- AAPPG UBA, 2017. Supervisora externa da equipe técnica do Parador La Boquita, Dispositivo de Atenção Integral a Crianças de Rua, Diretoria da Infância - GCABA, desde 2015. Supervisora externa da Equipe de profissionais do Dispositivo de Assistência Territorial, CESAC N ° 27, Diretoria de Políticas Sociais em Dependências - GCABA desde 2017. Supervisor externo de equipes do Programa de Fortalecimento de Vínculos, direção de Infância - GCABA, de 2011-2015.

Lic. Silvia Estela Kutnowski de Gomel
Graduada em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires; Graduada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires; é professora da Universidade de Buenos Aires; Professora titular da Associação Argentina de Psicologia de Grupo e Psicoterapia (AAPPG); É professora da Associação Psicanalítica de Buenos Aires (IPA); Ela é professora da Associação Uruguaia de Psicólogos; ex-professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Montevidéu; ex-professora associado da Universidade Nacional de Mar del Plata; ex-professora da Universidade de Ciências Sociais e Empresariais de Buenos Aires; ex-professora da Associação de Psicanálise de Configurações Vinculares de Córdoba; autora de artigos científicos e livros.

Lic. Gloria Barros Mendilaharzu
Psicóloga; membro da Associação Argentina de Psicologia e Psicoterapia de Grupo (AAPPG); ex-diretora do Revista de Psicologia e Psicoterapia de Grupo; Atualmente é membro de seu comitê consultivo; Supervisora do Centro de Assistência "Andrée Cuissard" da Associação Argentina de Psicologia de Grupo e Psicoterapia (AAPPG); docente do Instituto Universitário de Saúde Mental - IUSAM da disciplina “Esterilidade, adoção e fertilização assistida”; co-autora dos livros: “O casal, encontros, desentendimentos e reencontros” (1996), “Os filhos da fecundação assistida” (2001) e “O obsceno na psicanálise de casal” (2012).

Lic. Daniel Waisbrott
Psicanalista e escritor, Membro Titular da Associação Argentina de Psicologia e Psicoterapia de Grupo , instituição da qual foi presidente em duas ocasiões.
Ele é o supervisor da equipe de casais e famílias do Hospital Ameghino há mais de vinte anos. Professor titular da cadeira de "Escrita para psicanalistas" do Instituto de Psicanálise de Configurações Vinculares da AAPPG. Autor dos livros La alienación del analista (Paidós 2002) e de Mais de um (Psicolibro Ediciones 2011). É co-compilador dos livros Clínica Psicoanalítica antes de las catástrofes sociais. A experiência argentina (Paidós 2003) e Famílias e casais. (Edições Psicolibro 2011). É coautor dos livros Pichon Riviere, uma virada em espiral dialética (Centro Editor Argentino 1981); O casal. Encontros, desentendimentos, reuniões (Paidós 1996) e Projeto Terapêutico (Paidós, 2004). Como escritor, publicou dois romances. O primeiro, E ao olhar para trás (Ediciones Deldragón, 2006). Seu último romance é intitulado La vida que Cuenta (Libros del Zorzal, 2017). No primeiro semestre de 2020, será publicado seu novo livro: “Casais psicanalisados. Doze experiências da clínica ”. Publicou numerosos artigos sobre psicanálise em diversos jornais e revistas, com destaque para o suplemento de psicologia do jornal Página 12.

Lic. Silvia Luchessi de Olaso
Graduação em Filosofia pela USAL. Graduada em Psicologia pela UBA. Membro da Associação Argentina de Psicologia e Psicoterapia de Grupo . Área da Terceira Idade, AAPPG. Diretora de Publicações da AAPPG. Co-autora do livro "Clinical subject and age and Psychoanalysis". Co-autora do livro “Desafios e conquistas face ao bem-estar no envelhecimento EUDEBA. Participação e coordenação em Seminários, Cursos, Simpósios. Publicação em Simpósio realizado na Alemanha em maio de 2020.

Dra. Ana Rosa Chait Trachtenberg
Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre e da International Psychoanalytic Association - IPA. Médica psiquiatra. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS, Brasil, Residência Médica em Psiquiatria e Psiquiatria Infantil pelo Hospital Italiano de Buenos Aires. Formação Psicanalítica e Analista de Crianças e Adolescentes na APdeBA. Membro do Núcleo de Vínculos e Transmissão Geracional do Brasil.

Psicanalista Mabel Lidia Casakin
Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade de Brasília, (1976). Especialização em Análise de Sistemas pela ETUC, Brasília, 1985. Formação em Psicanálise pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, do qual é membro (2000). Formação em Terapia de Família e Casal, pelo Sistemas Humanos, SP. (2008). Especialização em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea, Instituto Sedes Sapientiae. (2019). Participa como terapeuta voluntária no Projeto de Pesquisa e Clínica Psicanalítica das Problemáticas Alimentares desde 2006, onde tem se dedicado principalmente ao atendimento de famílias. Experiência profissional em atendimento clínico individual, grupal e familiar na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae e em consultório particular. Professora do Curso de Extensão do Instituto Sedes Sapientiae, denominado Abordagem Psicanalítica das Problemáticas Alimentares: uma Introdução.
 
Psicanalista Ricardo Gaspari
Psicólogo clínico, especialista em psicologia clínica, membro fundador do Departamento de Família da Asociación Argentina de Psicología y Psicoterapia de Grupo (AAPPG), membro titular da (AAPPG), ex-presidente da (AAPPG), membro de honra da Asociación Uruguaya de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares (AUPCV), ex-presidente do Comité Ejecutivo de Federación Argentina de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares (FAPCV), membro do Comité Académico del Instituto de Psicoanálisis de las Configuraciones Vinculares (IPCV) da AAPPG, docente, palestrante, autor de numerosos livros e artigos.

INÍCIO: 15 DE MARÇO DE 2022

Horário: Terças das 18:30 às 21:30
Modalidades: EAD via Zoom
Investimentos: 
   16x R$600,00
   Taxa de Matrícula: R$50,00
  

1º. Inscreva-se

2º. Efetue pagamento da Taxa de Matrícula
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.
Matrícula: R$50,00
Mensalidade: 18x R$600,00
Mensalidade Promocional "Amigo PSI" Grupo de 10: 18x R$550,00

 

Passo 1: Inscreva-se
Passo 2: Efetue o pagamento da Matrícula
Passo 3: Entraremos em contato para definir melhor meio de pagamento da diplomatura