Curso Anual

2025

A subjetividade desde seus inícios:
A observação da relação pais-bebê

Coordenação:
Dra. Vera. Elisabethe Hartmann (SBPdePA) e Ms. Camila Mangolim (EPPM)

Data:
Março a Dezembro de 2025

Frequência:
Aulas Semanais às Sextas-feiras
de Março à Dezembro
das 15h30 às 17h00

Modalidade:
Presencial - Disponibilidade de 10 vagas

Sobre o curso

O encontro com a mãe (ou sua representante) é a base do desenvolvimento emocional e relacional da criança. Observar o início, treinar e desenvolver a empatia, aprender como se estrutura a subjetividade - a criança nos premia com essa possibilidade.

O estudo, acompanhamento, supervisão, discussão das observações (junto a aspectos teóricos) fornecerão insights profundos sobre a dinâmica da interação mãe-bebê. Insights que serão encontrados posteriormente na base da relação transferência – contratransferência, guia condutora do processo terapêutico.

Os encontros na modalidade online serão semanais e contarão com a psicanalista e especialista na relação mãe-bebê da Sociedade Brasileira de Porto Alegre, Vera Elisabethe Hartmann, além da Coordenadora do Núcleo de Infância e Adolescência, Ms. Camila Mangolim.
 

A atividade psicoterapêutica é construída através de um processo. A constituição desse percurso inclui primeiramente o estudo e aprofundamento de autores que se debruçaram no estudo da mente humana, e que nos fornecem uma parte importante na compreensão dos problemas e conflitos do psiquismo. Na sequência, o desenvolvimento da tarefa só é possível se houver um estudo profundo de nossa própria personalidade, uma observação rigorosa de nossas moções psíquicas e afetivas. É essa educação para o conhecimento e o domínio de si mesmo que constitui o essencial da formação psicoterapêutica. (Análise Pessoal).

 

Como um eixo complementar de suma importância no exercício, é o espaço da supervisão, onde o formando poderá revisar seu pensamento, sua técnica e sua prática.

 

Na base de todos os aspectos acima citados, estão, no entanto, o desenvolvimento da capacidade de empatia. O terapeuta deve ser capaz de reconstituir as emoções, os pensamentos, os atos de uma outra pessoa - quer seja doente ou não - a partir do material fornecido por ela.

Ferenczi fala em sua obra, seu projeto de “lapidar” por meio de uma formação adequada, a sensibilidade daqueles que se propõem a cuidar do sofrimento humano. Para isso, reforça o “tato psicológico” que consiste em “sentir com”.

A atividade de Observação da Relação Pais-Bebê tem esse objetivo. Através dessa atividade, experimente-se o contato com o nosso bebê internalizado. A identificação com o bebê, assim como com o cuidador, pretende desenvolver em cada terapeuta sua capacidade de sentir com, de empatia e de conhecimento da estruturação da intersubjetividade.

 

Modo Operacional:

O grupo terá no máximo 10 participantes, que deverão estar em tratamento pessoal, e tendo alguma experiência clínica com pacientes. Serão realizados encontros on-line onde em cada semana um dos participantes fará a apresentação de sua observação.

 

As combinações do “contrato” de observação deverão ser realizadas previamente, após a inscrição no grupo. Uma vez estabelecido o grupo, os alunos devem se comprometer em permanecer pelo período de 10 meses (março a dezembro), assim como todos deverão realizar observações preferencialmente na residência do bebê igualmente uma vez por semana com duração de 60 minutos.

 

A Observação deverá ser relatada posteriormente.

No início dos encontros serão efetuadas as combinações de quem trará o relato da semana. Como serão 10 meses, (podendo ser prorrogado) cada aluno apresentará 4 vezes, dando assim a possibilidade de todos os bebês serem vistos.

A duração do encontro será de 1 hora e 30 minutos, nas sextas-feiras das 15h30h às 17h. A fundamentação teórica da atividade será através da visão do Psicanalista Victor Guerra, com contribuições de Bernard Golse, Alberto Konicheckis e complementando com Sándor Ferenczi. O material bibliográfico será entregue no primeiro encontro.

 

No final do período, cada observador deverá apresentar um relatório com a evolução do seu bebê.

 

Investimento:
Matrícula R$ 30,00
Mensalidade: R$ 700,00
Desconto de 15% para alunos da pós-graduação em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea da EPPM

O programa abaixo é uma previsão e pequenos ajustes pontuais podem ocorrer durante o ano.

Encontro 10 - Sobre a arrogância: A resposta como assassina da curiosidade - Professora Raquel Rios
Quando nos sentimos impedidos de fazer as identificações projetivas e  temos uma prevalência do instinto de morte, recorremos à utilização da tríade: arrogância, curiosidade e estupidez.

Encontro 11 - Teoria do pensar: pensar o pensamento - Professora Edilene Lima 
O pensamento é anterior ao pensar (Pensamento sem pensador); precisamos desenvolver um aparelho para pensar os pensamentos (protopensamentos), função de pensar – “o pensar é um desenvolvimento forçado sobre o psiquismo, pela pressão dos elementos dos pensamentos, e não o contrário” (1962) Capacidade do sujeito tolerar a frustração e o ódio resultante dessas frustrações.

Encontro 12 - Teoria do pensar: pensar o pensamento - Professora Edilene Lima
Conceitos: pré concepção – experimentação e realização positiva e negativa; concepção; e conceito (Classificação da organização evolutiva do pensamento).

Encontro 13 - Teoria do pensar: pensar o pensamento - Professora Edilene Lima
Elementos β (protopensamentos e coisas em si) e elementos α; função α (função); conceitos de conteúdo, continente e contido.

Encontro 14 - Teoria do pensar: pensar o pensamento - Professora Rosana Parré
Intuição e rêverie (fator); Sonhar acordado e a capacidade sonhante (comunicação sem palavras do paciente e terapeuta).

Encontro 15 - Bion: um teórico da vinculação -  Ataques ao vínculo - Professora Carina Benettão
Ideia de que a parte psicótica da personalidade fará um ataque destrutivo a toda tentativa de integração ou a qualquer coisa que tenha a função de vincular um objeto (pensamento verbal, ideia, conhecimento).
 
Encontro 1 – aula aberta  - Obra e Vida de Wilfred Bion: Um pouco de história  - Professoras Carina e Nayara Milharesi 
 
Encontro 2 - Bion e Freud: Interlocuções - Professora Jaqueline Feltrin
Principais textos de Freud: Neurose e psicose (1924); A perda da realidade na neurose e psicose (1924); Clivagem do ego no processo de defesa (1924) – para a construção da teoria do pensar, transtornos de linguagem e comunicação em pacientes esquizofrênicos, parte psicótica e não psicótica da personalidade; Dois Princípios do suceder psíquico (1911);) O ego e o id (1923); Psicologia das massas e Análise do Ego (1921) – trabalho em grupos.

Encontro 3 - Bion e Freud: Interlocuções - Professora Jaqueline Feltrin

Encontro 4 - Bion e Klein:  Aproximações e Expansões - Professora Carina Benettão
Principais conceitos da metapsicologia kleiniana: Primitivos mecanismos de defesa: Identificação projetiva, dissociações/splitting (seio bom e seio mau). Associando e discriminando esses conceitos em Bion
 
Encontro 5 - Bion e Klein: Aproximações e Expansões - Professora Carina Benettão
Principais conceitos da metapsicologia kleiniana:
Teoria das Posições esquizoparanoide e depressiva (Klein x Bion)- para que os pensamentos (aulas posteriores) sejam utilizados de uma forma integrativa ou desintegrativa, dependerá de como o sujeito transita entre as posições, não somente o quanto ele tolera às frustrações, mas como ele é capaz de deprimir; Formação de símbolos (Hanna Segal). Aqui podemos relacionar o pensar de Bion nas suas primeiras cogitações sobre os transtornos de linguagem e pensamento em pacientes psicóticos, para dar continuidade na próxima aula. 

Encontro 6 - Construções iniciais: um Bion Kleiniano? - Professora Michelle Bacini 
Teoria da Esquizofrenia; Parte psicótica e não psicótica da personalidade;

Encontro 7 - O trabalho com grupos: mecanismos psicóticos - Professora Fernanda Franzini
Através dos grupos Bion aprofundou seu conhecimento no manejo de pacientes esquizofrênicos, assim como, na compreensão dos problemas ligados a linguagem, pensamento e conhecimento. 

Encontro 8 - O trabalho com grupos: do grupal para o individual - Professora Fernanda Franzini
Dinâmicas de grupo e Grupo sem líder; Como os fenômenos grupais se manifestam na experiência clínica? Seja no atendimento individual, familiar ou casal. 

Encontro 9 - Exercício Clínico - Professora Carina Benettão, Fernanda Franzine e Nayara Milharese

Coordenação do curso

Dra. Vera Elisabethe Hartmann



Psicóloga pela PUCRS, Especialista na Relação Mãe Bebê pela Universidade de Paris, Supervisora de Psicoterapia e Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP07, Especialista em Psicologia Clínica pela PUCRS, Professora e fundadora do Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo - disciplina de Psicologia Geral e Psicologia Clínica, Professora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapia Psicanalítica na Universidade de Passo Fundo, Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Pelotas RS, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre-Diretora de Comunidade e Cultura da SBPdePA 

 

Profa. Ms. Camila Mangolim

CRP 08/14217


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), especialização pelo Centro Universitário de Maringá/ NECPAR (2011) e pela Faculdade Cidade Verde - Polo EPPM (2013). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2015-2017). Desde 2009 é psicóloga clínica na Clínica de Psicologia Espaço Psi, trabalhando com crianças, adolescentes e adultos. É professora do curso de especialização em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea, da Faculdade Cidade Verde - Polo EPPM (desde 2015), ministrando o módulo "Clínica com Crianças". Temas de interesse: Teoria e Técnica Psicanalítica, (Freud, Klein, Winnicott, Bion, Ferro, Green), Relação Terapêutica, Realidade Psíquica. 

 

COMUNICADO

Em conformidade com as diretrizes Estaduais e Municipais referentes ao COVID-19, as aulas serão ministradas, temporariamente, apenas em formato EAD (Transmissão ao-vivo) nas mesmas datas, horários e conteúdos propostos originalmente.

Os alunos matriculados na modalidade presencial terão suas mensalidades ajustadas para o valor do EAD durante este período.

Quaisquer dúvidas entre em contato conosco.

XII TURMA de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea (QUINZENAL AOS SÁBADOS)

2023-2024
Início: Março de 2023
Duração: 2 anos
Horário: Quinzenalmente aos sábados - Integral (08:00 às 17:30)
Coordenação Pedagógica: Prof. Dr. Vinicius Romagnolli
Modalidades: Presencial ou EAD (Transmissão ao vivo via Zoom)*.
* Tanto na modalidade presencial quanto na EAD, o Certificado de Especialista é emitido se o(a) aluno(a) compareceu aos exames semestrais (disponíveis também via EAD) e obteve nota mínima para aprovação. Do contrário, é emitido Certificado de Extensão.
Investimento: 
  Taxa de Matrícula: R$80,00

Após inscrição e pagamento da taxa de matrícula, entraremos em contato para verificar a melhor forma de pagamento para você!

Faça sua inscrição abaixo!

TAXA DE MATRÍCULA (R$80,00)

Efetuar Pagamento

XIII TURMA de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea (SEMANAL ÀS TERÇAS-FEIRAS) - APENAS EAD!

2023-2024
Início: Março de 2023
Duração: 2 anos
Horário: Semanal às Terças-feiras - Matutino (08:00 às 12:00)
Coordenação Pedagógica: Prof. Dr. Vinicius Romagnolli
Modalidades: Apenas EAD (Transmissão ao vivo via Zoom)*.
* O Certificado de Especialista é emitido se o(a) aluno(a) compareceu aos exames semestrais (disponíveis também via EAD) e obteve nota mínima para aprovação. Do contrário, é emitido Certificado de Extensão.
Investimento: 
  Taxa de Matrícula: R$80,00

Após inscrição e pagamento da taxa de matrícula, entraremos em contato para verificar a melhor forma de pagamento para você!

Faça sua inscrição abaixo!

TAXA DE MATRÍCULA (R$80,00)

Efetuar Pagamento

Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea

2021-2022
Início: Março de 2021
Duração: 2 anos
Horário: Quinzenalmente aos sábados (a definir)
Coordenação Pedagógica: Prof. Guilherme Geha
Modalidades: Presencial ou EAD.
Investimento: 
Presencial (Certificado de Especialista): 24x R$630,00
EAD*: 24xR$500,00
Taxa de Matrícula**: R$80,00
 
1º. Efetue pagamento da Taxa de Matrícula
2º. Inscreva-se
 
* Na modalidade EAD, o Certificado de Especialista é emitido se o(a) aluno(a) compareceu aos exames semestrais. Do contrário, é emitido Certificado de Extensão.
** Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.

TAXA DE MATRÍCULA (R$80,00)

Efetuar Pagamento
O curso, uma especialização lato sensu reconhecida pelo Ministério da Educação, tem duração de dois anos e capacita o aluno para o trabalho como psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Para tanto, ele percorrerá caminhos teóricos que passarão por bases da psicanálise e por aspectos contemporâneos, técnicos, metodológicos, fenômenos do campo analítico, psicopatologias e seminários clínicos, onde terá contato com o material vivo da clínica psicanalítica.
Desta maneira, compõe-se um curso organizado e estruturado para que o aluno aprenda e aprimore sua capacidade de compreender e intervir em fenômenos comportamentais e emocionais.

Público-alvo: Psicólogos, médicos e graduandos do último ano de Psicologia ou Medicina.
Módulo IV – Metodologia da investigação em psicanálise
Quatro aulas de metodologia ao longo do segundo ano de especialização.

Módulo V – Psicopatologia
Introdução à psicopatologia;
Histerias;
Neuroses obsessivas;
Fobias;
Como ler uma sessão?
Sexualidade na contemporaneidade;
Depressões;
Paranoias;
Pacientes graves;
Narcisismos;
Barreiras autistas;
Pacientes borderline;
Transtornos alimentares.

Módulo VI – Seminários clínicos
Quatorze seminários clínicos ao longo do segundo ano de especialização.
Módulo I – Técnica Psicanalítica
Introdução ao pensamento clínico psicanalítico e suas mudanças;
O que é o psicoterapeuta;
Entrevista;
Hipótese diagnóstica.

Módulo II – Fenômenos do Campo analítico
Comunicação verbal e não-verbal;
Mecanismos de defesa;
Setting;
Sonhos na sessão;
Intervenções clínicas/Interpretação;
Fenômenos transferenciais;
Contratransferência;
Mudança e crescimento mental;
Sessão como campo;
Clínica com crianças;
Como ler uma sessão?
As escolas psicanalíticas;
Transmissão transgeracional.

Módulo III – Fundamentos de psicanálise
Introdução à obra de Sigmund Freud;
Introdução à obra de Melanie Klein;
Introdução à obra de Wilfred Bion;
Introdução à obra de Donald Winnicot;
Seminários clínicos introdutórios.
Formulário Matrícula Pós Graduação EPPM - 2024-25
Presencial EAD
Graduando (formado em psicologia ou medicina até o início do curso) Psicólogo(a) Médico(a) Profissional de área afim (informe)
Não Sim

Após enviar os dados de sua matrícula, efetue o pagamento da taxa de matrícula, que entraremos em contato!

Fale conosco